quarta-feira, 19 de junho de 2013

Eu recomendo: A Delicadeza, David Foenkinos








Em algum mês de 2012, O filme "A Delicadeza do Amor", com a querida Audrey Tautou estava em cartaz. Não havia assistido ao filme ainda e estava comentando sobre, quando uma amiga me contou que ele havia sido inspirado em um livro muito famoso na França. Não precisa dizer que fiquei super curiosa e li antes de assistir ao filme. E sabe aquelas surpresas boas? É o livro de David Foenkinos. Apesar dos acontecimentos do livro, ele tem uma leveza única e mostra, de fato, a delicadez que nos foge os olhos.

A Jeanne também leu o livro e ela conseguiu transcrever as sensações que o livro causou, melhor que eu:

Um livro que conta uma história de amor. Mais uma? Mas de uma maneira diferente, eu diria. Uma narrativa leve, engraçada e que nos arrebata da agitação e da loucura da vida que vivemos. Uma leitura que abre os olhos. Os olhos do coração e nos faz perceber que nem sempre o melhor pra gente está de acordo com os olhos dos outros. Se deixe levar por esse livro que serviu de inspiração para o filme “A Delicadeza do Amor”, com a atriz Audrey Tautou.

Nós recomendamos!





Por Taís e Jeanne

segunda-feira, 4 de março de 2013

Arrastão

Resolvemos fazer nosso mea culpa e admitir, deixamos isso aqui bem parado nos últimos tempos. Foi por isso que nos reunimos para combinar como deixar o blog sempre atualizado. Essa história de deixar livros por aí acaba tendo períodos de plantio, quando ainda temos que acabar de ler alguns livros, para depois distribuirmos os frutos dessas leituras. E não queremos que o blog fique desatualizado nessas época.

Dessa forma, há algumas semanas novidades apareceram por aqui. Além dos nossos depoimentos e de amigos e pessoas que deixaram ou encontraram os livros, vamos também recomendar leituras, mostrar livros aos quais nos apegamos e ficaram na estante, deixar trechos de livros e postar projetos parecidos, colocar histórias sobre livros, filmes sobre livros e tudo de legal que encontrarmos sobre livros. E foi no almoço para combinar tudo isso que nós quatro resolvemos fazer um arrastão.

Nesse caso, no bom sentido. Se não existia de agora em diante passa a existir um bom motivo pra se fazer um arrastão. Arrastão de deixar. De deixar livros. E o bacana é que serão vários livros achados por uma ou por várias pessoas. Vai ser legal de todo jeito. Cada livro com o bilhete feito por sua antiga dona.
Saímos do nosso almoço e  juntas escolhemos um local: o Conjunto Nacional, um shopping bem no centro de Brasília, no 3º andar, área externa, onde tem um lindo gramado. Lugar bem propício para um encontro com livros.

Para quem achava que não deveria ter saído de casa (sabe aquele dias que tudo da errado antes das 10h da manhã?), o “arrastão literário”, além de ter rendido boas risadas,  me fez sentir uma aventureira (já que no dia do almoço, Brasília teve um apagão e a cidade toda ficou no breu, inclusive o shopping que estávamos, mas isso já é outra história).

Deixamos:
- A Arte de Ser Mulher ( Véronique Vienne) – um livro que fala do comportamento feminino diante das mais diversas situações. Confesso que não concordo com alguns. Mas quem agrada o mundo inteiro, né?

- Xangô de Baker Street ( Jô Soares) – um romance que li durante o adolescência e que me fez rir bastante. Uma leitura leve que conta a aventura de Sherlock Holmes e o seu fiel companheiro Watson em terras brasileiras para desvendar um caso. Jô Soares conseguiu prender a minha atenção desde a primeira página, mostrando a inteligência, humor e habilidade em contextualizar toda a história.

-Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (Stieg Larsson) – um mistério acerca de mensagens misteriosas que um milionário recebe todos os anos em seu aniversário. Mikael Blomkvist é um jornalista econômico investigativo, encarregado de solucionar o caso, uma autoanálise psicológica do próprio autor. Lisbeth Salander é uma hacker, investigadora genial de aparência bizarra. Os dois constroem um elo frágil, marcado por um confiança vacilante e, juntos, vão tentar desvendar o mistério. É o primeiro livro da Trilogia Millenium.

-Poesia Grega e Latina (Péricles Eugênio da Silva Ramos) - coletânea  de poesias gregas e latinas com tradução direta do autor.


Esse foi o nosso 1º arrastão.
O da leitura, o da cultura, o da boa intenção. E esse blog tem nos permitido viver várias experiências, como essa e tantas outras que virão. Ouvir histórias de pessoas de outras cidades, sem nem conhecer seus rostos, ler seus posts de livros que acharam ou os que deixaram por se inspirarem nesse blog. LEGAL DEMAIS!!!!

Se você achou um desses livros, conta pra gente! A gente vai ter o maior prazer de te conhecer por aqui. E se gostaram das novidades, nos digam também!

E como fizemos esse arrastão juntas, esse post também foi feito em conjunto. Cada uma fez sua contribuição. Valeu meninas! Mais uma vez!