"Meninas,
Confesso que estou adorando a ideia de abandonar livros por aí com bilhetinhos carinhosos ao acaso. Além do exercício de desapego, é muito gratificante imaginar que as histórias vão ganhar novas potencialiades de acordo com a imaginação do novo dono. Vai que o livro é exatamente o que a pessoa estava precisando naquele momento? Vai que a história faz eco com alguma emoção? Quantas vezes isso não acontece com a gente, não é? Então acho lindo pensar que a gente simplesmente pode dar uma "mãozinha" pro destino ao libertar os livros da estante...O primeiro que libertei foi A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbery, há cerca de duas semanas. Como o livro gira em torno de uma "concierge"(espécie de zeladora) apaixonada por literatura, resolvi escolher um local inspirado na história. Deixei o livro em cima de um banquinho num prédio de superquadra, perto da casinha do zelador. Quem sabe não haveria um "concierge" por ali? Ou mesmo um moradora esperta como a personagem Paloma, em busca de um sentido para a vida? Achei que o cenário de um prédio, cheio de apartamentos e possibilidades, era perfeito.Deixei o livro por volta das 10h e, quando fui trabalhar, por volta de 14h, ele ainda estava lá. Acho que muita gente fica com receio de pegar. A boa notícia é que, quando voltei do trabalho, o livro não estava mais lá! Bingo!Depois da felicidade que esse "abandono" me trouxe, resolvi partir pro segundo livro. Nesta semana, deixei um livro de poemas do Millor em cima de um caixa eletrônico do Banco do Brasil. Pensei que era um bom lugar pra espalhar poesia, ainda mais uma poesia ácida e crítica, direta como a do Millor. Porque a gente não quer só dinheiro. A gente quer dinheiro e felicidade. A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.É isso, meninas. Já separei outros livros para espalhar por aí. Tenho deixado o e-mail de vocês nos bilhetinhos. Quem sabe chega por aí algum relato...Beijos,Danyella Proença"
Dany, ficamos muito felizes com a sua participação! A sensação é mesmo uma delícia. Vamos continuar deixando nossos livros por aí.
Dany, gostei demais do seu email.Que bom q vc se contagiou com essa ideia de deixar um livro pra outro alguém.É bacana proporcionar um encontro como esses, né? bj
ResponderExcluir