segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Livros, metrô e Nova York: The Underground New York Public Library

“How Should a Person Be?” by Sheila Heti 


"Uma grande biblioteca visual". Esse é um dos conceitos do projeto "The Underground New York Public Library". Desde 2008, a fotógrafa marroquina (e contadora de histórias) Ourit Ben-Haim, diariamente clica momentos de leitura de passageiros nos metrôs de Nova York. Depois, ela publica a fotografia e o título do livro em seu blog. 

Você julga uma pessoa pelo livro que ela está lendo? Devo confessar que sempre que ando de metrô, fico observando o que as pessoas estão lendo. Já vi muita coisa: livros de autoajuda, nerds, guerra, poesia, culinária e até bíblia no iPhone. Quando me dou conta, lá estou divagando e me perco em pensamentos, imaginando o que fez a pessoa escolher tal livro, como ela é e pelo que está passando. Também já reparei certa curiosidade de outros passageiros quando estou lendo algo (alguns exageram, inclusive). Todas essas questões e a relação dos "leitores subterrâneos" sempre me chamou a atenção. Não é por um acaso que o metrô sempre foi meu lugar favorito para "esquecer" os livros. Acho que a nossa amiga Ourit (fiquei íntima, clica aqui para ver o perfil dela no Facebook. Ok, stalker alert!), também compartilha desse pensamento. Imortalizar tais momentos e universos por meio da fotografia, faz desse projeto algo genial e muito especial.  


"Blueberries for Sal," by Robert McCloskey


Para que fique mais organizado, o blog é dividido por categorias: Friday EReader, em que ela publica fotos de pessoas  lendo em seus tablets na sexta-feira; Sunday Morning Bible, são clicadas pessoas lendo bíblias nos domingos;  Tuesday Translation é a terça-feira da tradução -  os leitores do blog podem ajudar a traduzir o título de alguns livros.

Ourit escreve que sempre tenta anotar o nome do livro, seja fotografando ou até perguntando para a própria pessoa. Quando  não consegue, ela pede ajuda no blog (tem uma categoria lá pra isso também). 

"The Underground New York Public Library" é uma daquelas coisas que a gente para, põe a mão na cabeça e fala: "Como não pensei nisso antes?" Uma ideia simples e fantástica. E no final das contas, é muito mais do que um projeto sobre livros, é um projeto sobre gente.

Para conferir, clique aqui

2 comentários: