segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pela primeira vez na Europa



Era a minha primeira vez na Europa: 3 países, 7 cidades e a vontade de levar um livro para cada canto que eu fosse. Mas não dava. Levei só dois pockets que eu tinha em inglês: 1984 e Long Walk for Freedom. O problema maior nessas missões de largar um livro em viagens é saber onde deixá-los e qual a melhor hora de carregar o livro na mochila que já está quase sempre pesada.

Depois de passar por Colônia, minha segunda cidade era Düsseldorf, onde eu passaria menos de 24 horas. Chegamos pouco antes do almoço e resolvemos sair para conhecer a cidade, já que o tempo era curto. A ideia nem era levar a mochila, mas eu teria tanto trabalho em procurar uma bolsa na mala que só tirei o que não era necessário de dentro dela e saí. Por sorte, resolvi deixar o 1984 lá.

Enquanto a nossa anfitriã alemã mostrava a cidade para mim e para uma amiga, me distraí com as histórias e o charme dos cantinhos de Düsseldorf, até esqueci da minha missão. Horas depois comentei com as meninas sobre minha encomenda secreta e pedi para me ajudarem a achar um bom lugar.

Foi então que a Vanesa, a alemã, me contou que em uma praça da cidade, perto de onde estávamos, havia alguns armários nos quais podíamos deixar um livro e pegar outro. Isso... assim... no meio da rua para quem quisesse. Coisa de alemão (nem só de alemão, aqui em Brasília  também tem).

Estava prestes a chover e eu não queria deixar meu livro a céu aberto. Então resolvi fazer diferente e participar desse projeto alemão, mas sem abandonar a ideia do Eu Achei o Livro de colocar sempre um bilhetinho na capa. Chegamos na praça, coloquei o 1984 no armário e peguei um livro infantil em alemão para trazer de presente para um amigo.

Confesso que, apesar de não ter tido a mesma emoção de deixar o livro em algum lugar no meio da rua para ser encontrado, achei uma delícia poder participar de um projeto estrangeiro com a mesma ideia de disseminar a leitura.

O armário e eu, bem natural.

O livro que veio comigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário