quinta-feira, 22 de março de 2012

Um livro....em outras terras



Esse é um amigo de longa data que gostou da ideia e resolveu deixar livros também...e em outras terras. Ah, e foi a primeira testemunha q participou da minha alegria ao ver alguém levando um dos livros  que deixei.

"Tem dois meses que estou para escrever a minha experiência mas a correria não deixou. Mas, aqui vai.

Eu conheci a história desse blog bem no comecinho, encontrando uma Jeanne envergonhada como se tivesse cometendo o maior dos crimes em um shopping deixando seu livro e esbarrando mais tarde na pessoa  que pegou o livro na escada rolante. Achei o projeto "supimpa", termo usado pela minha geração para denominar uma coisa show, legal, bacana. Enfim, fiquei feliz por pessoas se unirem para compartilhar algo que vai além de algumas páginas impressas em times, em helvetica, arial… Compartilham emoções, sentimentos, experiências. Nenhum livro deixa a gente sem marcas. E toda vez que pensamos em emprestar um livro ou mesmo deixa-lo a sua própria sorte, torcemos para que as pessoas sintam o que sentimos. Nem sempre acontece dessa forma, mas é a esperança que nos move.
E eu estava me movendo de Madri para Barcelona em um trem em uma tarde fria de fevereiro. Tinha prometido a Jeanne levar esse projeto para d'alem mar. E assim o fiz. Escolhi um livro ainda no Brasil que tivesse me deixado marcas. E escolhi um que os espanhóis tivessem facilidade de leitura. Escolhi um do fantástico português Gonçalo M. Tavares: O Homem ou é Tonto ou é Mulher. Um livro que tenho presenteado a várias pessoas, sempre que acho que merecem e que vão sentir o que senti. No trem, deixei ao acaso o livro antes de sair da estação com o bilhete escrito a mão em um portunhol bem ruim:
Olá. Este es um regalo. Es para ti. Si. Para ti que os tiene em las manos. Um livro que transpassou mares para chegar ate ti. Se gostares, entre no blog euacheiolivro@gmail.com e nos diga o que achaste. Se nao gostares, também. Abraços. Bom proveito. (algo assim)
Não sei se alguém respondeu. Acho que não. Malditos espanhois. Mas, sinto-me recompensado por contribuir. Tenho que me lembrar de fazer isso mais e mais vezes. Mas, fica aqui o meu registro e incentivo para que todos embarquem nessas deliciosas histórias repartidas. 

Parabéns pela iniciativa. "

Nós é que agradecemos sua participação, Amilton! Valeu a força.

3 comentários: